Você está visualizando atualmente Você sabe a diferença entre um medicamento similar equivalente, genérico e referência?

Você sabe a diferença entre um medicamento similar equivalente, genérico e referência?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Posts
  • Comentários do post:0 Comentário

Mesmo apresentando grande aceitação pela população brasileira, os medicamentos genéricos e similares equivalentes ainda despertam dúvidas na hora de sua escolha, o que reforça a importância da orientação do profissional farmacêutico na hora da compra.

Mas eu te pergunto. Você sabe a diferença entre eles?

💊 Medicamento referência: são produtos inovadores, registrados e comercializados no país com comprovação científica de eficácia, segurança e qualidade junto à Anvisa no momento do seu registro. São tidos como parâmetros de eficácia terapêutica, segurança e qualidade para o registro dos medicamentos genéricos e similares.

💊Medicamento genérico: são aqueles que contêm o mesmo princípio ativo, na mesma dose e forma farmacêutica, sendo administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência. Para esta classe é necessário comprovar sua eficácia e segurança por meio de estudos de equivalência farmacêutica frente à referência, podendo com este, ser intercambiável. São facilmente identificados na caixa como “Medicamento Genérico – Lei n°9.787 de 1999” acompanhado por tarja amarela que identifica sua classe.

Um insight aqui! 💡 Medicamentos genéricos são conhecidos nacionalmente por serem até 35% mais baratos que os de referência. Isso está no fato de não haver necessidade do investimento em pesquisa para o seu desenvolvimento. O que significa que o preço baixo não é sinônimo de baixa eficácia do medicamento.

Voltando…

💊 Medicamento similar: contém o mesmo princípio ativo do medicamento referência. Diferente do genérico, que é conhecido apenas pelo nome do princípio ativo, o similar equivalente possui um “nome comercial”. A sua substituição pelo medicamento referência só é aceita após testes laboratoriais que comprovem sua equivalência da mesma forma exigida para os testes com genéricos. A identificação desta classe é verificada na bula, que deve conter a frase “Medicamento similar equivalente ao medicamento de referência”

🔍 A Valer laboratórios é um centro de equivalência farmacêutica que conta com know-how, mão de obra qualificada e equipamentos robustos que pode atender com excelência as demandas de novos produtos e desafios do mercado.

Deixe um comentário