Você está visualizando atualmente Você sabe como é feito o cálculo do prazo de validade de suplementos?

Você sabe como é feito o cálculo do prazo de validade de suplementos?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Posts
  • Comentários do post:0 Comentário

Os estudos de estabilidades são ferramentas imprescindíveis para a determinação do perfil comportamental de um suplemento alimentar ou produto ao longo do seu armazenamento. Com os resultados obtidos, é possível determinar o prazo de validade de medicamentos, suplementos alimentares ou produtos em geral.

Um dos métodos empregados é a utilização de coeficientes de tempo. Dentre eles, pode-se destacar o coeficiente Q10 que é um fator indicativo da taxa de degradação de um determinado produto com o aumento de 10°C da temperatura de armazenamento.

De acordo com a equação de Arrhenius, existe uma relação entre a temperatura e a velocidade de uma reação química. O Q10 é baseado nesta equação no qual, para suplementos alimentares e produtos alimentares, a faixa de valores normalmente é entre 2 e 3. Isso significa que o aumento de 10°C na temperatura de armazenamento leva a um aumento na taxa de degradação de duas a três vezes.

Através deste cálculo é possível extrapolar o tempo de vida útil de um produto em condições normais baseado nos resultados de estabilidade acelerada, utilizando a seguinte equação:

Onde: k1 e k2 – as taxas de degradações em duas temperaturas de armazenamento diferentes (T1 e T2);

tnormal – tempo de vida útil em condições normais

tacelerado – tempo de estudo em condições estabilidade acelerada

∆T – diferença de temperatura normal e acelerada

Uma atenção especial deve ser considerada. O valor de Q10 pode variar dependendo do produto a ser aplicado. Por exemplo, suplementos multivitamínicos podem conter valores de Q10 maiores em função da sua maior susceptibilidade à degradação térmica. Além disso, alimentos com alto teor orgânico ou que contenham culturas vivas, comumente conhecidos como perecíveis, devem ser avaliados cautelosamente uma vez que este coeficiente pode não ser tão eficaz.

A utilização deste parâmetro se mostra bastante eficaz e rápido quando se deseja extrapolar os resultados de estabilidade acelerada para as condições normais, otimizando o processo de avaliação da estabilidade e, consequentemente, do prazo de vida útil de um produto. Porém, ainda se faz necessária a validação dos resultados com os estudos de estabilidade de longa duração.

A Valer Laboratório pode te ajudar neste e em outros desafios, entre fale conosco:

Deixe um comentário